Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupo Escola 2023 > Operação Temiminó
Início do conteúdo da página

Operação Temiminó

Publicado: Sábado, 25 Novembro 2023 14:14 | Última Atualização: Sábado, 25 Novembro 2023 14:16 | Acessos: 66

Entre 15 e 18 de outubro, o Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs - 9ª Bda Inf Mtz) executou a Operação Temiminó, exercício no terreno sob Direção da 1ª Divisão de Exército, no Campo de Instrução de Gericinó, Rio de Janeiro/RJ.
A Operação consistiu no desdobramento no terreno dos Postos de Comando da 9ª Bda Inf Mtz, do 1º BI Mec e do 2º BI Mtz para o planejamento de um ataque coordenado. Durante o referido planejamento, foi executada a coordenação de fogos desde o escalão subunidade até o escalão Divisão de Exército. Ao fim da primeira jornada, já se tinha o planejamento provisório de fogos de morteiro e de apoio de artilharia. Assim, na segunda jornada, após as coordenações no escalão Brigada e Divisão de Exército, foram obtidos o Plano de Apoio de Fogos da 9ª Bda Inf Mtz e o Plano de Apoio de Artilharia da Artilharia Divisionária/1.
Para assegurar o apoio de fogo planejado, o 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Escola), Unidade Orgânica da 9ª Brigada, realizou, no dia 16 de outubro, reconhecimento, escolha e ocupação noturna de posição, desdobrando suas Baterias de Obuses no terreno. No dia 17 de outubro, regulou e executou tiro real de Artilharia em apoio à manobra da 9ª Brigada no contexto da operação.
Durante a execução dos tiros, os oficiais, subtenentes e sargentos das OM subordinadas à 9ª Bda Inf Mtz foram reunidos em um Posto de Observação para acompanharem as medidas de coordenação para a execução de fogos de apoio a um ataque coordenado. Para isso, foi realizado um Giro do Horizonte e foi explanada a situação tática da Brigada.
Presenciaram a atividade o Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luís NOVAES Miranda, o Comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar, General de Divisão EDUARDO Tavares Martins, o Comandante do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha RABELO e o Comandante da Artilharia Divisionária/1, General de Brigada Emerson Alexandre JANUÁRIO.
Brigada de História, Brigada de Ação!!!! 9ª De Guerra!!!

 

 
   
     
registrado em:
Fim do conteúdo da página